-
Latin America/PT
- Global
- América do Norte
- América Latina
Com avanços no melhoramento genético, as linhagens modernas de fêmeas são capazes de produzir um grande número de leitões nascidos. No entanto, para que consigam nutrir adequadamente uma maior quantidade de leitões, precisam de uma ingestão nutricional elevada, que muitas vezes é insuficiente, principalmente quando falamos de consumo voluntário.
À medida que ocorre um desequilíbrio entre a ingestão de nutrientes e a demanda para a produção, o corpo começa a mobilizar seus tecidos. Nesses cenários, os mecanismos hormonais relacionados ao estresse oxidativo sinalizam ao organismo a necessidade de priorizar a sobrevivência da matriz e reduzir o aporte de nutrientes para as funções reprodutivas. Consequentemente, esse desequilíbrio aumenta o número de dias não produtivos nas fêmeas e afeta diretamente a produção de leite, prejudicando o desenvolvimento da leitegada.
Dessa forma, para desmamar leitões mais pesados e garantir um manejo nutricional mais eficiente para as fêmeas, reconhecese a importância de estratégias que visem melhorar a saúde intestinal das porcas e potencializar a produção de leite. Entre elas, estão os compostos fitogênicos, que possuem ações antimicrobianas, antiinflamatórias e antioxidantes, além de modular o microbioma intestinal e o sistema imunológico, e estimular secreções digestivas.
A linha de fitogênicos Digestarom Sow® da dsm-firmenich, contém misturas exclusivas de ervas e especiarias, óleos essenciais e outros extratos de plantas que melhoram a palatabilidade e aceitação da ração, e melhoram a digestão e o desempenho geral dos animais de produção.
Digestarom Sow® auxilia o desenvolvimento do trato gastrointestinal e minimiza os efeitos do estresse durante períodos críticos na produção e desenvolvimento animal.
Para comprovar os benefícios do uso de Digestarom Sow® na qualidade do leite e no desempenho da leitegada, foi realizado uma pesquisa com o objetivo de avaliar o efeito da suplementação fitogênica na alimentação de porcas lactantes sobre os parâmetros de desempenho de fêmeas lactantes e leitões lactentes.
Esta pesquisa foi conduzida em uma granja comercial localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante, Ceará. Foram utilizadas 93 fêmeas multíparas (média de parto 4,62 ± 1,45) Topigs Norsvin TN70 em lactação
As dietas utilizadas foram à base de milho e soja, na forma farelada. As fêmeas foram suplementadas desde o segundo dia de lactação até o desmame. Como medidas avaliativas, foram analisados os parâmetros bioquímicos do sangue, a composição bromatológica do leite, o comportamento e a performance das fêmeas e dos leitões. O sangue das fêmeas foi coletado no segundo e no último dia de lactação.
Em 67% do dia, a temperatura do ambiente estava dentro dos limites da categoria (27,51°C ± 1,49; UR 84,00% ± 4,08). O consumo de ração não foi alterado em função da dieta. Assim, o Digestarom Sow® propicia uma eficiência produtiva
Os resultados bioquímicos no sangue das fêmeas suplementadas com Digestarom Sow® indicaram não haver alteração na condição corporal, através da creatinina, apesar do aumento produtivo (quantidade e qualidade do leite).
Com base nesses resultados anteriores, os leitões desmamados oriundos de fêmeas suplementadas com Digestarom Sow® apresentaram menor incidência de diarreia, menor coeficiente de variação de peso, assim como maior peso médio e maior ganho de peso diário.
Na equalização, a uniformidade das leitegadas em função da suplementação não foi diferente. Porém, ao desmame, Digestarom Sow® melhorou a uniformidade da leitegada.
Considerando-se a redução de leitões leves e o aumento de leitões pesados, houve uma melhoria na uniformidade da leitegada em 40,26 pontos percentuais.
16 abril 2024
We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.