-
English
- Global
- North America
- Latin America
Fomentada pelo progressivo crescimento populacional, a demanda mundial por proteína animal sustentável está aumentando e exercendo cada vez mais pressão sobre os recursos finitos do planeta. Mas, em termos práticos, o que significa "proteína animal sustentável"? Como ela pode ser transformada de um valor comercial para um impulsionador de negócios?
Dr. David Nickell, Vice-presidente de Sustentabilidade dos segmentos Produtos Nutricionais, Nutrição e Saúde Animal da DSM, descreve a abordagem da empresa para suprir a crescente demanda por proteína animal nutritiva e acessível, permanecendo dentro dos limites críticos do planeta.
Espera-se que a população mundial atinja 9 bilhões de pessoas em 2050. Paralelamente, a procura por uma alimentação mais saudável, mais balanceada e mais rica em nutrientes vem crescendo, impulsionada não apenas pelo aumento da população mundial, mas também pelas mudanças de conscientização sobre saúde e expectativas dos consumidores.
Proteínas com base animal são altamente nutritivas e ocupam uma posição central em uma dieta saudável e equilibrada. Seu consumo é também fundamental para muitas culturas onde alimentos e produtos de origem animal desempenham um importante papel socioeconômico. No entanto, a produção pecuária tem um custo cada vez mais evidente.
A crescente demanda por proteína animal vem aumentando as emissões de gases de efeito estufa e exercendo pressão sobre os recursos naturais. Em alguns casos, essa pressão já ultrapassa os limites aceitáveis. Por conseguinte, a sustentabilidade da produção animal convencional está sob escrutínio crescente da cadeia de valores, políticos e partes interessadas.
Isso significa que continuar a operar como fizemos no passado não é mais uma opção. Todos os agentes envolvidos na produção de proteína animal devem estar cientes dos desafios que estamos enfrentando. Precisamos trabalhar juntos para resolvê-los, aplicando novas ideias, novas tecnologias e novos modelos de negócios a fim de criar uma indústria mais sustentável para todo o planeta.
Consumidores em geral vêm encarando a criação pecuária de maneira cada vez mais crítica. Em algumas partes do mundo – notadamente na China e no Sudeste Asiático – a demanda por alimentos de origem animal cresce à medida que a população se torna mais abastada. Em outros lugares – principalmente na Europa e nos Estados Unidos – existe uma tendência, em certas partes da população, a reduzir o consumo de proteína animal, com a indução de dietas mais equilibradas. No entanto, o consumo per capita nessas regiões ainda supera em muito os níveis de outras partes do mundo.
A situação é complexa e está longe de ser mundialmente homogênea. Mas certos fatores são claros. A preocupação com a sustentabilidade da produção de proteína animal vem aumentando. Por exemplo, apreensões a respeito do uso contínuo de antibióticos promotores de crescimento (AGP) na pecuária são comuns. E com razão, devido à sua comprovada ligação à resistência bacteriana. Além disso, o volume de emissões de gases de efeito estufa (GEE) associado à produção animal é reconhecido como um contribuinte significativo para o aquecimento global.
Isso significa que as partes interessadas nas cadeias de valor da produção animal terão cada vez mais que pensar além das categorias tradicionais de desempenho e margens. O papel vital do desempenho nessa equação não mudará, é claro, nem as margens se tornarão menos importantes. Mas desempenho e margem deverão ser garantidos de maneira sustentável, genuína e mensurável.
A mentalidade da DSM está em constante evolução, porque procuramos sempre fornecer inovações transformadoras a fim de suprir necessidades antes não atendidas. E as necessidades do mundo vêm mudando rapidamente. A sustentabilidade vem sendo, há anos, uma das principais preocupações da DSM e é o valor central de nossa empresa atualmente. Como comprovado por várias parcerias e prêmios, fornecemos soluções científicas, sustentáveis e ajustáveis, que respondem aos maiores desafios enfrentados pelo mundo no momento.
A sustentabilidade corrobora nossa estratégia “Orientada pelo propósito e impulsionada pelo desempenho”. Essa estratégia concentra-se nas três áreas de crescimento sustentável: Nutrição e Saúde, Recursos e Economia Circular, Mudança Climática e Energia Renovável, abordando cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Fome Zero (2), Saúde de qualidade (3), Energias renováveis e acessíveis (7), Ação climática (13) e Produção e consumo sustentáveis (12).
Sustentabilidade é o que somos e o que fazemos na DSM. Isso não é um apelo idealista para transformar o mundo em um lugar melhor. Na DSM, vemos sustentabilidade como um impulsionador central de nossos negócios e acreditamos que, ao criar soluções que atendam às necessidades sociais e ofereçam aos nossos clientes respostas inovadoras e sustentáveis, iremos desfrutar de um crescimento acima da média, que irá permitir um retorno atraente aos acionistas que depositam sua confiança na nossa empresa.
No âmbito de nossas atividades em Nutrição e Saúde, isso quer dizer que defendemos uma dieta saudável, equilibrada e acessível a todos, permitindo que a população mundial seja alimentada através dos recursos naturais disponíveis e dentro dos limites do planeta. Isso envolve, entre outras coisas, o aumento da qualidade e do conteúdo nutricional dos alimentos e das rações animais, que é onde entram nossos negócios de Nutrição e Saúde Animal.
Devemos oferecer soluções nutricionais que nos permitam produzir mais proteína animal – significativamente mais – com maior eficiência e levando em considerarão o bem-estar animal, a qualidade do produto e a segurança dos processos e, ao mesmo tempo, reduzindo o impacto de nossas operações sobre o meio ambiente. Paralelamente, temos que garantir que nosso portfólio inovador proporcione aos nossos clientes oportunidades de vantagem competitiva e crescimento lucrativo.
O negócio de Nutrição e Saúde Animal da DSM, portanto, concentra-se hoje em seis plataformas para produção animal sustentável: combate à resistência antimicrobiana, redução de nossa dependência de recursos marinhos, redução de emissões na pecuária, uso eficiente de recursos naturais, produção de nutrição segura e de qualidade com menos perda de alimentos e desperdício, além da melhora do desempenho dos animais ao longo da vida.
A DSM oferece soluções inovadoras em muitas áreas: desde eubióticos como alternativa eficaz aos AGPs, passando pelo ômega-3 à base de algas para reduzir a dependência da aquicultura de recursos marinhos finitos até enzimas que melhoram a digestibilidade e a utilização de ingredientes alimentares múltiplos. Estaremos compartilhando mais detalhes sobre os aspectos de sustentabilidade do nosso portfólio especial de Nutrição e Saúde Animal na DSM Feed Talks nos próximos meses.
A DSM existe para criar uma vida melhor para todos. Isso começa com nossos clientes, sem os quais não teríamos uma empresa. Oferecemos a eles as soluções para nutrição animal mais abrangentes do mundo, baseadas na ciência e dimensionadas de modo inteligente para resolver os desafios comerciais e de sustentabilidade que enfrentamos para transformar a maneira como alimentamos o mundo.
O mundo precisa de novos rumos para a proteína animal sustentável e a DSM está na vanguarda desta jornada.
12 May 2019
We detected that you are visitng this page from United States. Therefore we are redirecting you to the localized version.